.jpg)
Justificativa:
O Projeto a ser
elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os
conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educando de
primeira série.
O Projeto teve como
ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das
curiosidades dos educando sobre o que gostariam de estudar nesse ano. 
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos
para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das
crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o
folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam
(pesquisas junto a eles).
Objetivos Gerais:
·        Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa
usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em
que vive. 
·        Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do
tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para
a escola.
·        Contribuir para a integração entre as disciplinas.
·        Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura
Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial estudaremos o tema  “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1.    Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra
infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2.    Folclore das lendas e personagens do sítio.
        Aprofundaremos estes subtemas,
abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do
sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
        Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da
seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
·        Textos e obras de Monteiro Lobato
·        Expressão oral e interpretação dos textos
·        Produção de pequenos textos
·        Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes
dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
MATEMÁTICA:
·        Comparação de quantidades, ordem e sequencia numérica.
·        Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas
histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
·        Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
·        Jogos com números e com material dourado
GEOGRAFIA
·        O lugar onde vivemos
·        A cidade e o campo
·        Ambiente natural e modificado
·        As diferenças entre os costumes da cidade e do campo
HISTÓRIA
·        A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de
vida das crianças do sítio
·        Folclore e tradições
·        Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
CIÊNCIAS E
SAÚDE:
·        Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se
alimentam.
·        Os animais: como são, como vivem como nascem e se alimentam.
·        Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
·        Dramatização
·        Desenhos e pinturas
·        Colagens, recortes, painéis.
·        Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
·        Histórias do Sítio gravadas em DVDs
·        Dobraduras
·        Montagem e execução de livrinhos e  painéis.
EDUCAÇÃO
FÍSICA:
·        Atividades rítmicas
·        Brincadeiras infantis
·        Rodas cantadas e dramatizadas
·        Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas.
·        Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de 2009
Culminância:
O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade
dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças. 
Avaliação:
·        Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o
interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades
propostas e a assiduidade dos alunos;
·        Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de
portfólio.
     Retirado do Blog Ensinar-Aprender Acesso pelo link
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário