sábado, 23 de maio de 2015

Formando pequenos cientistas no ensino fundamental

Projeto realizado na EMEB Octávio Edgard de Oliveira, com uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental I (São Bernardo do Campo/SP)

Chemical Mixtures

    A experiência aqui apresentada trata da necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática docente, mostrando a necessidade de elaborar-se currículos voltados a uma mudança nas relações de ensino e aprendizagem, proporcionando aos educandos desenvolverem sua autonomia e criticidade quanto aos conteúdos abordados na escola, possibilitando uma significação entre o que se aprende na escola e o contexto em que se vive. Mostra as mudanças na postura de um grupo de alunos do Ensino Fundamental I de uma escola pública da Rede Municipal de São Bernardo do Campo que, ao vivenciarem uma proposta de ensino de ciências pautada na reflexão, ação e síntese, saem de uma situação de absorvedores de conteúdos para a situação de produtores de conhecimento. Apresenta uma experiência em ensino de ciências pautada no que Maria Cristina P. Stella de Azevedo chama de atividades investigativas. Propõe uma discussão sobre a importância da capacitação do professor dentro de uma visão do fazer científico.

Confira todo o projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário