Projeto realizado na EMEB Octávio Edgard de Oliveira, com uma
turma de 4º Ano do Ensino Fundamental I (São Bernardo do Campo/SP)
A experiência aqui apresentada trata da necessidade de uma reflexão crítica sobre
a prática docente, mostrando a necessidade de elaborar-se currículos voltados a uma
mudança nas relações de ensino e aprendizagem, proporcionando aos educandos
desenvolverem sua autonomia e criticidade quanto aos conteúdos abordados na escola,
possibilitando uma significação entre o que se aprende na escola e o contexto em que se
vive. Mostra as mudanças na postura de um grupo de alunos do Ensino Fundamental I de
uma escola pública da Rede Municipal de São Bernardo do Campo que, ao vivenciarem
uma proposta de ensino de ciências pautada na reflexão, ação e síntese, saem de uma
situação de absorvedores de conteúdos para a situação de produtores de conhecimento.
Apresenta uma experiência em ensino de ciências pautada no que Maria Cristina P. Stella
de Azevedo chama de atividades investigativas. Propõe uma discussão sobre a
importância da capacitação do professor dentro de uma visão do fazer científico.
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