PROPOSTA DE AÇÃO
Realizar saraus periódicos na
escola como estratégia para atrair as famílias, valorizando os talentos
culturais presentes na comunidade.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Sarau é um evento cultural onde
as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem
artisticamente. A palavra tem origem no termo latino serus (relativo ao
entardecer), porque acontecia, em geral, no fim do dia. Pode envolver dança,
poesia, círculos de leitura, seção de filme, música, bate-papo filosófico,
pintura, teatro etc.
Muito comuns no século XIX, os
saraus vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas como uma maneira de
fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos
de forma descontraída, criativa e mais envolvente do que a tradicional reunião
de pais.
É um momento para a soma
conhecimentos, descobertas e vivências coletivas.
Ao promover esses encontros, a
Unidade Escolar ultrapassa seus muros e se fortalece como um pólo cultural da
localidade. As famílias passam a se reconhecer na escola, o que acaba por ter
um impacto muito positivo no envolvimento delas com os estudos dos filhos.
Além disso, o sarau é também um
momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das
pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre ela a
partir de outras linguagens.
COMO EXECUTAR
Marcar
uma reunião para compartilhar a ideia com a direção da escola, o grupo de
professores e o Conselho Escolar (caso exista). Se for bem recebida,
formar uma comissão organizadora.
A
Comissão Organizadora deve então preparar uma reunião de planejamento, na qual
devem ser definidos os objetivos e as características do evento, o horário, as
tarefas necessárias à sua realização e os responsáveis por cada uma delas.
Os saraus podem acontecer
bimestralmente, sempre com um tema diferente que reflita os desejos e a
realidade local.
Mapear os
grupos e artistas locais e convidá-los a participar.
Levantar
os equipamentos necessários para a realização das atividades e procurar
parceiros que possam emprestá-los.
Planejar a ambientação da
escola segundo o tema de cada sarau. A decoração pode ser feita pelos alunos,
como trabalho de sala de aula.
Criar estratégias de
mobilização da comunidade, como convites para enviar às famílias e cartazes
para espalhar pela escola e em outros pontos do bairro. Um grupo de alunos pode
criar um “convite falado” e apresentá-lo na saída das aulas.
Convidar os funcionários da Unidade de Negócio e o
grupo de agentes-chave para que também possa compartilhar conhecimentos e
vivências com os alunos, participando ativamente das atividades.
QUEM PODE EXECUTAR
Mobilizadores, agentes-chave, professores, alunos e
representantes do Conselho de Escola.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Obs: a atividade pode ser adaptada conforme a
realidade local e os conhecimentos prévios do mobilizador sobre o assunto.
As atividades do sarau devem ser planejadas de
acordo com os interesses e talentos locais.
Apresentamos algumas sugestões:
1. Mesa de livros
Selecionar livros da biblioteca da escola (e outros
doados/emprestados por parceiros) espalhá-los sobre uma mesa grande. Os
convidados sentam em volta e ficam livres para folheá-los, copiar trechos
ou ler alto para o grupo. A única regra é que os livros não saiam da mesa.
Algumas sugestões de autores: Cecília Meireles,
Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Eva Furnari, Tatiana Belinky, Carlos
Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Mário Quintana, entre outros.
2. Exposição de artistas locais
Os artistas locais são convidados a se expressarem,
nas suas diferentes linguagens, sobre o tema do sarau. Os trabalhos ficam
expostos no pátio da escola.
3. Recital de poesia
Os participantes podem se inscrever para declamar
poemas (de sua autoria ou não). Para esta atividade, é interessante que alguns
professores proponham oficinas de criação de poesias previamente, em sala de
aula.
4. Quintal de brincadeiras
Convidar membros da comunidade a organizar um
espaço onde possam ensinar para as crianças brincadeiras de sua época. Outra
ideia é criar um “cantinho mágico”, onde podem acontecer oficinas de construção
de brinquedos com sucata.
5. Momento de liberdade poética
e musical
Espaço aberto para que qualquer pessoa possa
apresentar algo que tenha interesse em apresentar na hora.
6. Exposição de arte
Murais onde podem ficar expostos desenhos, pinturas
e outros trabalhos de arte visual feitos pelos alunos em sala de aula.
7. Oficina de cordel
Há algum cordelista no bairro? Convide-o a fazer
uma oficina de criação de cordéis, que depois podem ficar expostos num varal.
8. Roda de contação de
histórias
Professores, funcionários, pais ou mesmo alunos
mais velhos podem conduzir esta atividade, voltada para as crianças. Sentadas
em roda, elas ouvem a história contada pelo adulto e devem continuá-la,
imaginando novos rumos para a trama. Em seguida, elas podem criar livros
ilustrando a história. Para isso basta entregar folhas de sulfite dobradas ao meio
e giz de cera. Eles podem ser finalizados grampeando ou amarrando um barbante
na lombada.
9. Seção de cinema
Reservar uma das salas da aula (ou a própria sala
de vídeo da escola, caso exista) para passar filmes que tenham relação com o
tema do sarau. Ao final de cada seção, promover uma discussão sobre o assunto.
10. Memória viva
Rodas de conversa com moradores antigos do bairro,
na qual os estudantes podem entrevistá-los sobre sua infância, seus tempos de
escola, suas formas de diversão etc.
11. Apresentações musicais
Convidar grupos locais a se apresentarem. Estipular
um tempo ou número de músicas para cada um, orientando-os a se inspirarem no
tema do sarau.
12. Oficina de artesanato
Membros da comunidade podem ensinar a fazer
pequenos objetos de artesanato, de acordo com suas habilidades manuais.
13. Brincando com poemas
Criar uma série de desafios com a escrita a
partir de poemas conhecidos. Alguns exemplos: completar lacunas com as
palavras que estiverem faltando, entregar versos separados em pequenos pedaços
de papel e pedir que o grupo junte-os para formar poesias, criação de rimas
etc. Um grupo de professores pode ficar responsável por organizar esta oficina.
14. Teatro
Convidar grupos de teatro da escola ou comunidade
local a montarem peças ou esquetes inspirados no tema do sarau.
RECOMENDAÇÕES
Em cada sarau, deixar uma caixa de sugestões
em local visível para que os convidados possam sugerir temas para o próximo
encontro.
Durante toda a organização do evento, é
importante incentivar o trabalho em equipe, a auto-organização, a criatividade
e a improvisação, além de trabalhar valores como cooperação, ética e
solidariedade. O processo é muitas vezes tão importante quanto o produto final.
O registro dos saraus pode ser feito pelos
próprios alunos. Alguns podem tirar fotos, outros podem desenhar ou escrever
relatos. Esse registro pode ser compartilhado em murais expostos na escola.
As famílias podem ficar responsáveis por
organizar a área de comida, montando barracas de lanches e comidas
típicas. O dinheiro arrecadado pode ser usado para fazer um caixa para o
próximo sarau.
Além de ser um momento de descontração e
resgate permanente da cultura popular, o sarau é também uma oportunidade de
conhecer melhor o universo dos estudantes. Não perca a chance de usar isso como
base para enriquecer o currículo da escola. O sarau ganha mais
significado se fizer parte do planejamento anual da escola e estiver integrado
com as atividades de sala de aula.
O excesso de atividades pode complicar a organização
do evento. Sempre que possível, promova a autogestão, deixando que os
responsáveis por cada oficina organizem o espaço e providenciem o
material necessário.
O sarau é uma oportunidade de fazer as
famílias circularem pela escola. Por isso, procure espalhar as atividades pelos
diferentes espaços: biblioteca, salas de aula, sala de leitura, quadra, sala de
vídeo e outros locais normalmente esquecidos.
O que garante o sucesso de um sarau é a
participação efetiva dos convidados. Os coordenadores de atividades devem estar
sempre atentos para motivar os mais tímidos.
Fazer o registro da atividade e encaminhar o
material (com fotografias) para ser publicado no Blog Educação.
Divulgar a atividade internamente na Unidade de
Negócios, convidando os demais funcionários para prestigiar a escola.
OBSERVAÇÃO
A atividade aqui apresentada foi elaborada pelo
Instituto Paulo Freire.
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