Justificativa:
O Projeto a ser
elaborado terá como a finalidade despertar o interesse em nossos alunos para os
conteúdos selecionados a fim de tornar a aula mais atraente para os educando de
primeira série.
O Projeto teve como
ponto de partida um trabalho de levantamento dos questionamentos e das
curiosidades dos educando sobre o que gostariam de estudar nesse ano.
Partindo desses questionamentos, selecionamos temas mais significativos
para os nossos alunos e optamos por um projeto de grande interesse das
crianças: “Literatura de Monteiro Lobato”.
Trabalharemos com o
folclore das lendas e personagens do sítio de que as crianças mais gostam
(pesquisas junto a eles).
Objetivos Gerais:
· Desenvolver o conhecimento da Língua Portuguesa para que o aluno possa
usá-lo como meio facilitador de comunicação e expressão na sociedade letrada em
que vive.
· Possibilitar o processo ensino-aprendizagem mais atraente através do
tema do projeto, respeitando a bagagem de experiências que a criança traz para
a escola.
· Contribuir para a integração entre as disciplinas.
· Estabelecer as possíveis relações entre o trabalho com a Literatura
Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criatividade infantis.
Desenvolvimento:
Numa abordagem inicial estudaremos o tema “LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO” dividido em dois subtemas:
1. Literatura: obra e vida de Monteiro Lobato, mais precisamente a obra
infantil “SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”
2. Folclore das lendas e personagens do sítio.
Aprofundaremos estes subtemas,
abrangendo as histórias, as fábulas, as músicas, as personagens, os vídeos do
sítio, as revistas e histórias em quadrinhos.
Faremos a integração entre as disciplinas e o uso dos subtemas da
seguinte forma:
Conteúdos:
PORTUGUÊS:
· Textos e obras de Monteiro Lobato
· Expressão oral e interpretação dos textos
· Produção de pequenos textos
· Reconstrução silábica e alfabética de palavras dos textos e dos nomes
dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
MATEMÁTICA:
· Comparação de quantidades, ordem e sequencia numérica.
· Situações-problemas e desafios envolvendo as situações abordadas nas
histórias do Sítio do Pica-pau amarelo
· Sistema de Numeração Decimal- unidades e dezenas
· Jogos com números e com material dourado
GEOGRAFIA
· O lugar onde vivemos
· A cidade e o campo
· Ambiente natural e modificado
· As diferenças entre os costumes da cidade e do campo
HISTÓRIA
· A história de vida do aluno na cidade em comparação com as histórias de
vida das crianças do sítio
· Folclore e tradições
· Os personagens folclóricos e lendas do Sítio do Pica-pau Amarelo
CIÊNCIAS E
SAÚDE:
· Os vegetais: como são, suas utilidades, como nascem e como as plantas se
alimentam.
· Os animais: como são, como vivem como nascem e se alimentam.
· Alimentação
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:
· Dramatização
· Desenhos e pinturas
· Colagens, recortes, painéis.
· Canções folclóricas e músicas do CD do Sítio
· Histórias do Sítio gravadas em DVDs
· Dobraduras
· Montagem e execução de livrinhos e painéis.
EDUCAÇÃO
FÍSICA:
· Atividades rítmicas
· Brincadeiras infantis
· Rodas cantadas e dramatizadas
· Brincadeiras folclóricas, danças folclóricas.
· Jogos e recreação
Período de duração: Ano letivo de 2009
Culminância:
O resultado do projeto será apresentado em exposição para a comunidade
dos trabalhos e livrinhos feitos pelas crianças.
Avaliação:
· Avaliação será sempre contínua, presente no dia-a-dia, observando o
interesse, a participação individual e em grupo, o desempenho nas atividades
propostas e a assiduidade dos alunos;
· Organização e apreciação dos trabalhos criados pelos alunos, através de
portfólio.
Retirado do Blog Ensinar-Aprender Acesso pelo link
Nenhum comentário:
Postar um comentário